Bioquímica de Proteínas - Fundamentos Estruturais e Funcionais
  • Bioquímica de Proteínas - Fundamentos Estruturais e Funcionais

Bioquímica de Proteínas - Fundamentos Estruturais e Funcionais

Categoria: Nutrição e Tecnologia de AlimentosBioquímica

ISBN: 978-85-7269-504-6

Quantidade Disponivel: 0 Un

Produto Indisponível
Unidade: Un
Un

Por R$ 55,00

à vista R$ 52,25 economize 5% no Depósito Bancário

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Este livro certamente despertará nos interessados o desejo de mergulhar no núcleo de uma molécula proteica para tentar entender os princípios que regem o enovelamento, a flexibilidade e a estabilidade estrutural e cinética dessas admiráveis macromoléculas funcionais: as proteínas.

Conhecer as características estruturas e funcionais de proteínas biologicamente ativas é uma necessidade quando se investigam os eventos das ciências da vida, incluindo a seleção de moléculas proteicas e as condições de trabalho para desenvolver produtos biotecnológicos com o uso de proteínas. A proteômica constitui valiosa ferramenta de auxílio à genômica funcional, visando ao entendimento da biologia dos sistemas.

Em face da carência de literatura específica, esta obra oferece ao leitor – seja estudante, seja profissional de diferentes áreas das ciências da vida – informações bioquímicas sobre a síntese, composição, características estruturais, funcionais e energéticas da proteína para fins científicos e, ou, biotecnológicos.

Nos três capítulos iniciais, são descritas as unidades constituintes das proteínas, seus níveis estruturais e os princípios de enovelamento, com atenção ao papel das interações fracas no enovelamento e manutenção da sua estrutura tridimensional funcional. A seguir, dois capítulos abordam modelos de enovelamento para proteínas globulares e a energética da estabilização da estrutura tridimensional, com a participação das chaperonas moleculares e menção à ocorrência de doenças amiloides. Os cinco capítulos seguintes discorrem sobre a importância das características físicas e químicas das proteínas, quando são tratados assuntos como a maturação e as modificações pós-traducionais envolvidas, o direcionamento de proteínas recém-sintetizadas e o refinado controle da via ubiquitina-proteassoma. Ainda, conhecer a flexibilidade e os fatores que interferem na estabilidade termodinâmica (estrutural) e na estabilidade cinética (funcional) da proteína auxilia na busca pela manutenção da atividade biológica. Nos três capítulos finais são tratados aspetos acerca do preparo de amostras proteicas, manipulação de condições para manter proteínas estáveis e produção de proteínas de alta qualidade e em grande quantidade.

Acabamento: Brochura

Ano: 2014

Autor: Maria Cristina Baracat-Pereira

Edição: 1

Editora: UFV

ISBN: 978-85-7269-504-6

Páginas: 298

Capítulo 1  Introdução 15

Capítulo 2  Bioquímica de Proteínas 19

Capítulo 3  Enovelamento de Proteínas 41

Capítulo 4  Chaperonas Moleculares  64

Capítulo 5  Príons e Doenças Amiloides 85

Capítulo 6  Flexibilidade Estrutural de Proteínas 140

Capítulo 7  Maturação de Proteínas – Modificações Pós-traducionais 125

Capítulo 8  Transporte de Proteínas para Organelas e Núcleo 148

Capítulo 9  Degradação de Proteínas – Via Ubiquitina-Proteassoma 26S 169

Capítulo 10  Estabilidade Termodinâmica e Estabilidade Cinética de Proteínas 195

Capítulo 11  Preparo de Amostras Proteicas 219

Capítulo 12  Manipulação da Estabilidade de Proteínas 247

Capítulo 13  Produção de Proteínas para Pesquisa e Aplicações Industriais 267 

Avaliação dos Clientes
  • Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!