Livro Estratégias para a Laranja no Brasil
Categoria: Administração e Marketing RuralExtensão, Políticas Agrícolas e afinsFruticultura
ISBN: 85-224-4137-5
Quantidade Disponivel: 29 un
Por R$ 68,00
à vista R$ 64,60 economize 5% no Depósito Bancário
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Este livro traz informações importantes para a cadeia produtiva da laranja do Brasil. A obra conta com os seguintes assuntos: Começa mostrando um método para analisar cadeias produtivas, base para o estudo feito com a laranja. Abordados esses conceitos, é contada a história da laranja no Brasil, contemplando os acontecimentos mais importantes ocorridos desde a chegada da cultura ao país
Também são vistos os perfis dos insumos para a produção citrícola , desde indústrias de fertilizantes (sólido, líquido e foliar), corretivos, passando por defensivos, setor de mudas, máquinas, implementos e equipamentos de irrigação. Em seguida, são apresentados dados do setor de produção citrícola, entre as principais regiões produtoras, indicadores de produção e fatores de gestão.
Vistas as principais características da produção citrícola, nos capítulos a seguir, são abordados dados das empresas a jusante à produção, como indústria processadora de citros, empresas de suco pronto pra beber voltadas ao mercado doméstico, packing houses, o mercado doméstico de frutas in natura e as exportações brasileiras de frutas frescas. São trazidas também informações de distribuição, contemplando o setor atacadista e varejista brasileiro e do comportamento do consumidor final. Finalmente, são trabalhadas as associações e as empresas facilitadoras envolvidas na cadeia citrícola e são apresentadas a agenda citrícola e as ações que devem ser implementadas, visando, de forma integrada, melhorar a coordenação e a competitividade da cadeia.
A obra é resultado de dois projetos realizados pelo programa de Estudos de Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA/USP) em 2004. O primeiro, encomendado pelo Fundecitrus, para caracterizar e quantificar a cadeia produtiva de citros. O segundo, de iniciativa da Laranja do Brasil, para avaliar e criar estratégias para o desenvolvimento do mercado doméstico de suco de laranja e laranjas frescas, visando criar um forte mercado que contrabalance a excessiva dependência que hoje o sistema produtivo citrícola tem das exportações.
Acabamento: Brochura
Ano: 2005
Autor: Marcos Fava Neves E Frederico Fonseca Lopes
Edição: 1
Editora: Atlas
ISBN: 85-224-4137-5
Páginas: 232
1 CONCEITOS TEÓRICOS E O MÉTODO PENSA DE MAPEAMENTO QUANTIFICAÇÃO DE SISTEMAS AGROALIMENTARES E CONSTRUÇÃO DE ASSOCIAÇÕES VERTICAIS
Objetivos do capítulo
1 Introdução
2 Alguns conceitos básicos para entendimento
3 Resumo da seqüência de etapas utilizada para o mapeamento e a quantificação do sistema produtivo
4 estabelecimento de organizações integrativas
2 A HISTÓRIA DA CITRICULTURA BRASILEIRA
Objetivos do capítulo
1 A citricultura no Brasil: origem histórica
2 Histórico da indústria de sucos cítricos
3 Histórico da pesquisa cítrica
3 AS INDÚSTRIAS DE INSUMOS AGRÍCOLAS
Objetivos do capítulo]
1 Introdução
2 Defensivos
3 Fertilizantes
4 Fertilizantes líquidos
5 Fertilizantes foliares
6 Corretivos
7 Mudas
8 Tratores
9 Implementos
10 Irrigação
11 As relações entre empresas de insumos e produtores de citros: mais marketing a vista
12 Análise a tendências do setor
4 PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Objetivos do capítulo
1 Introdução
2 Principais regiões produtoras
3 Evolução da produção
4 Características das propriedade agrícolas
5 Remuneração da produção
6 Gestão de produção agrícola
7 Situação dos pomares em relação às principais doenças
8 Análise e tendências para o setor
5 A INDÚSTRIA PROCESSORA CITRÍCOLA
Objetivos do capítulo
1 Introdução
2 O parque citrícola
3 Análise e tendências do setor
6 A INDÚSTRIA DE SUCO PRONTO PRA BEBER
Objetivos do capítulo
1 Introdução
2 As empresas de suco fresco e suco reconstituído
3 As embalagens de sucos
4 O mercado de suco pronto para beber
5 Coordenação entre indústria envasadora e distribuição
6 Análise e tendências do setor
7 OS PACKING HOUSES
Objetivos do capítulo
1 Introdução
2 O packing house
3 Sistema de produção do packing house e os agentes envolvidos
4 Os mercados de laranja in natura
5 Análise e tendências do setor
8 O SETOR VAREJISTA E ATACADISTA DA LARANJA
1 Introdução e conceitos
2 Perfil do setor atacadista
3 Perfil do setor varejista
4 Comportamento de compra dos canais de distribuição de laranja e suco
5 Perfil do setor de refeições coletivas
6 Análise e tendências do setor
9 O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE LARANJA IN NATURA E SUCO
Objetivos do capítulo
1 Introdução
2 O comportamento do consumidor
3 O consumidor de frutas, legumes e verduras
4 O jovem consumidor de laranja in natura e suco no estado de São Paulo
5 Análise e tendências do setor
10 ASSOCIAÇÕES E AGENTES FACILITADORES NO AGRONEGÓCIO CITRÍCOLA
Objetivos do capítulo
1 Associações
2 Agentes facilitadores
11 CONSIDERAÇÕES FINAIS, TENDÊNCIAS E UMA AGENDA PARA CITROS NO BRASIL
Objetivos do capítulo
1 Introdução
2 Agenda Agrícola
3 Uma fotografia das tendências do setor agrícola
4 Comentário final
Referências
Nota sobre o PENSA
Nota sobre os Autores