Livro Estratégias para a Laranja no Brasil
  • Livro Estratégias para a Laranja no Brasil

Livro Estratégias para a Laranja no Brasil

Categoria: Administração e Marketing RuralExtensão, Políticas Agrícolas e afinsFruticultura

ISBN: 85-224-4137-5

Quantidade Disponivel: 29 un

Unidade: un
un

Por R$ 68,00

à vista R$ 64,60 economize 5% no Depósito Bancário

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Este livro traz informações importantes para a cadeia produtiva da laranja do Brasil. A obra conta com os seguintes assuntos: Começa mostrando um método para analisar cadeias produtivas, base para o estudo feito com a laranja. Abordados esses conceitos, é contada a história da laranja no Brasil, contemplando os acontecimentos mais importantes ocorridos desde a chegada da cultura ao país

Também são vistos os perfis dos insumos para a produção citrícola , desde indústrias de fertilizantes (sólido, líquido e foliar), corretivos, passando por defensivos, setor de mudas, máquinas, implementos e equipamentos de irrigação. Em seguida, são apresentados dados do setor de produção citrícola, entre as principais regiões produtoras, indicadores de produção e fatores de gestão.

Vistas as principais características da produção citrícola, nos capítulos a seguir, são abordados dados das empresas a jusante à produção, como indústria processadora de citros, empresas de suco pronto pra beber voltadas ao mercado doméstico, packing houses, o mercado doméstico de frutas in natura e as exportações brasileiras de frutas frescas. São trazidas também informações de distribuição, contemplando o setor atacadista e varejista brasileiro e do comportamento do consumidor final. Finalmente, são trabalhadas as associações e as empresas facilitadoras envolvidas na cadeia citrícola e são apresentadas a agenda citrícola e as ações que devem ser implementadas, visando, de forma integrada, melhorar a coordenação e a competitividade da cadeia.

A obra é resultado de dois projetos realizados pelo programa de Estudos de Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA/USP) em 2004. O primeiro, encomendado pelo Fundecitrus, para caracterizar e quantificar a cadeia produtiva de citros. O segundo, de iniciativa da Laranja do Brasil, para avaliar e criar estratégias para o desenvolvimento do mercado doméstico de suco de laranja e laranjas frescas, visando criar um forte mercado que contrabalance a excessiva dependência que hoje o sistema produtivo citrícola tem das exportações.

Acabamento: Brochura

Ano: 2005

Autor: Marcos Fava Neves E Frederico Fonseca Lopes

Edição: 1

Editora: Atlas

ISBN: 85-224-4137-5

Páginas: 232

1  CONCEITOS TEÓRICOS E O MÉTODO PENSA DE MAPEAMENTO QUANTIFICAÇÃO DE SISTEMAS AGROALIMENTARES E CONSTRUÇÃO DE ASSOCIAÇÕES VERTICAIS 
   Objetivos do capítulo 
   1   Introdução 
   2   Alguns conceitos básicos para entendimento 
  3   Resumo da seqüência de etapas utilizada para o mapeamento e a quantificação do sistema produtivo
   4   estabelecimento de organizações integrativas 

2   A HISTÓRIA DA CITRICULTURA BRASILEIRA 
   Objetivos do capítulo 
   1   A citricultura no Brasil: origem histórica 
   2   Histórico da indústria de sucos cítricos 
   3   Histórico da pesquisa cítrica 

3   AS INDÚSTRIAS DE INSUMOS AGRÍCOLAS 
   Objetivos do capítulo] 
   1   Introdução 
   2   Defensivos 
   3   Fertilizantes 
   4   Fertilizantes líquidos 
   5   Fertilizantes foliares 
   6   Corretivos 
   7   Mudas 
   8   Tratores 
   9   Implementos 
   10   Irrigação 
   11   As relações entre empresas de insumos e produtores de citros: mais marketing a vista 
   12   Análise a tendências do setor 

4   PRODUÇÃO AGRÍCOLA 
   Objetivos do capítulo 
   1   Introdução 
   2   Principais regiões produtoras 
   3   Evolução da produção 
   4   Características das propriedade agrícolas 
   5   Remuneração da produção 
   6   Gestão de produção agrícola 
   7   Situação dos pomares em relação às principais doenças 
   8   Análise e tendências para o setor 

5   A INDÚSTRIA PROCESSORA CITRÍCOLA 
   Objetivos do capítulo 
   1   Introdução 
   2   O parque citrícola 
   3   Análise e tendências do setor 

6   A INDÚSTRIA DE SUCO PRONTO PRA BEBER 
   Objetivos do capítulo 
   1   Introdução 
   2   As empresas de suco fresco e suco reconstituído 
   3   As embalagens de sucos 
   4   O mercado de suco pronto para beber 
   5   Coordenação entre indústria envasadora e distribuição 
   6   Análise e tendências do setor 

7   OS PACKING HOUSES 
   Objetivos do capítulo 
   1   Introdução 
   2   O packing house 
   3   Sistema de produção do packing house e os agentes envolvidos 
   4   Os mercados de laranja in natura 
   5   Análise e tendências do setor 

8   O SETOR VAREJISTA E ATACADISTA DA LARANJA 
   1   Introdução e conceitos 
   2   Perfil do setor atacadista 
   3   Perfil do setor varejista 
   4   Comportamento de compra dos canais de distribuição de laranja e suco 
   5   Perfil do setor de refeições coletivas 
   6   Análise e tendências do setor 

9   O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE LARANJA IN NATURA E SUCO 
   Objetivos do capítulo 
   1   Introdução 
   2   O comportamento do consumidor 
   3   O consumidor de frutas, legumes e verduras 
   4   O jovem consumidor de laranja in natura e suco no estado de São Paulo 
   5   Análise e tendências do setor 

10   ASSOCIAÇÕES E AGENTES FACILITADORES NO AGRONEGÓCIO CITRÍCOLA 
   Objetivos do capítulo 
   1   Associações 
   2   Agentes facilitadores 

11   CONSIDERAÇÕES FINAIS, TENDÊNCIAS E UMA AGENDA PARA CITROS NO BRASIL 
   Objetivos do capítulo 
   1   Introdução 
   2   Agenda Agrícola 
   3   Uma fotografia das tendências do setor agrícola 
   4   Comentário final 
Referências 
Nota sobre o PENSA 
Nota sobre os Autores

Avaliação dos Clientes
  • Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!