Livro - Empresas Verdes - Estratégias e Vantagem Competitiva
Categoria: SilviculturaEcologia e Meio Ambiente
ISBN: 978-85-7269-402-5
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As empresas têm percebido, mesmo que timidamente, que o uso ineficiente dos recursos naturais possui um limite e que isso pode comprometer o andamento de seus negócios. Encontrar alternativas viáveis tanto para as empresas quanto para o meio ambiente tem sido a tônica das discussões sobre a problemática ambiental. Afinal de contas, como preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo manter os interesses econômicos das empresas e os interesses sociais das pessoas? Nesse contexto, torna-se fundamental analisar como a responsabilidade social e ambiental pode trazer benefícios econômicos para as empresas e fazer parte de suas estratégias competitivas.
Este livro aborda as estratégias competitivas para as empresas verdes e os fatores que podem lhes proporcionar vantagem competitiva. Uma vez que o tema “meio ambiente” tem norteado as discussões atuais relacionadas às empresas, é imprescindível sua inserção nas teorias relativas à estratégia e vantagem competitiva. Relacionar a discussão da estratégia ambientalmente responsável com as teorias já estabelecidas e aceitas nesta área representa um desafio e pode oferecer excelente ferramenta para análise de mercado.
Portanto, este livro é indispensável a estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados nas áreas de Administração, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e a quem desejar produzir e consumir sem degradar o meio ambiente.
Acabamento: Brochura
Ano: 2011
Autor: R. R. Alves, L. A. G. Jacovine, A.M.B. Nardelli
Edição: 1
Editora: UFV
ISBN: 978-85-7269-402-5
Páginas: 194
Apresentação 9
Parte 1 13
Modelo de Diferencial Verde para Empresas Ambientalmente Responsáveis 13
Capítulo 1 – Responsabilidade Ambiental e Social das
Empresas 15
Por que as empresas, os governos e os indivíduos são responsáveis pelo meio ambiente? 16
Mercado verde 18
Mercado verde e sua importância na estratégia e vantagem
competitiva das empresas 19
Capítulo 2 – Modelo de Diferencial Verde para Empresas Ambientalmente Responsáveis 20
Os modelos tradicionais de estratégia e vantagem competitiva 20
Modelo de diferencial verde 21
Parte 2 27
Estratégia Competitiva para Empresas Verdes 27
Capítulo 3 – Forças Competitivas no Mercado Verde 29
Estratégia competitiva 30
Definição de mercado verde 31
Forças competitivas no mercado verde 33
Entrantes potenciais no mercado verde 36
Rivalidade entre os concorrentes no mercado verde 44
Produtos convencionais e produtos substitutos no mercado verde 49
Fornecedores e sua relação com o mercado verde 52
Compradores e sua atuação no mercado verde 54
Atuação do governo no mercado verde 57
Exemplificação das forças de concorrência em um mercado verde 58
Capítulo 4 – Matriz Swot no Mercado Verde 61
Análise do microambiente da empresa e avaliação estrutural do mercado 62
Matriz SWOT e sua aplicação no mercado verde 63
Análise dos pontos fortes e dos pontos fracos da empresa verde 66
Análise das oportunidades e ameaças para a empresa verde 67
Capítulo 5 – Posicionamento do Portfólio da Empresa no Mercado Verde 69
Posicionamento do portfólio da empresa no mercado 69
A constituição do portfólio da empresa no mercado verde 74
Matriz mercado convencional versus mercado verde 76
Capítulo 6 – Estratégias Competitivas Genéricas para a
Empresa Verde 80
Estratégias competitivas genéricas 80
Estratégias competitivas genéricas utilizadas no mercado verde 86
Estratégia de custo no mercado verde 87
Estratégia de diferencial verde 88
Estratégia de enfoque no mercado verde 89
O “meio termo” e sua implicação no mercado verde 90
Riscos envolvidos no uso das estratégias genéricas no
mercado verde 91
Capítulo 7 – Grupos Estratégicos no Mercado Verde 93
Grupos estratégicos no mercado verde 93
Barreiras de mobilidade no mercado verde 97
Parte 3 101
Vantagem Competitiva para Empresas Verdes 101
Capítulo 8 – Cadeia de Valores da Empresa Verde 103
Definição de vantagem competitiva 103
Cadeia de valores 104
Subdivisões da cadeia de valores 107
Cadeia de valores da empresa verde 110
Subdivisões da cadeia de valores da empresa verde 112
Capítulo 9 – Vantagem de Custo no Mercado Verde 116
Cadeia de valores da empresa verde e análise de custos 116
Condutores dos custos em uma empresa verde 118
Obtenção de vantagem de custo no mercado verde 124
Capítulo 10 – Diferencial Verde 126
Diferencial verde e a cadeia de valores 126
Condutores de singularidade em uma empresa verde 127
Custo do diferencial verde 130
Valor de um produto verde para o comprador 131
Critérios de uso e de sinalização na compra de um produto verde 135
Parte 4 139
Exemplos de Estratégias para Obtenção de Diferencial Verde 139
Capítulo 11 – Marketing de Relacionamento na
Empresa Verde 141
Definição de marketing de relacionamento 141
Definição de CRM (Customer Relationship Management) 146
Marketing de relacionamento e CRM na empresa verde 147
Marketing de relacionamento e cadeia de valores na empresa verde 152
Valorização dos clientes mais rentáveis na empresa verde 153
Capítulo 12 – Marca Verde 155
Origem da marca 155
Definição de marca verde 156
Importância do reconhecimento de uma marca verde pelo
consumidor 159
Marca verde e cadeia de valores da empresa e do consumidor 164
Associações, imagem e posicionamento estabelecidos com
a marca verde 167
Gerenciamento da marca verde: arquitetura, nome, símbolo
e slogan 171
Capítulo 13 – Certificações e Selos Ambientais 179
Importância da certificação e dos selos ambientais para o mercado verde 179
Principais tipos de certificações e selos ambientais 180
A busca pela certificação ambiental 189
Referências 193