Livro GESTÃO SOCIOAMBIENTAL: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio
Categoria: Ecologia e Meio Ambiente
ISBN: 978-85-224-5505-8
Quantidade Disponivel: 30 un
Por R$ 89,00
à vista R$ 84,55 economize 5% no Depósito Bancário
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Expectativas ampliadas e maior volume de informações disponibilizado aos consumidores e à sociedade em geral representam novos desafios para as empresas. O incremento da competitividade requer harmonizar baixo custo, alto padrão de qualidade e atendimento às demandas sociais e ambientais.
Nessa economia, altamente dinâmica, as empresas buscam posturas socialmente corretas, ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis. Profissionais competentes precisam atualizar-se neste novo paradigma que utiliza modelos organizacionais inovadores e práticas de gestão que integram os interesses da sociedade com os da empresa.
Este livro propõe e discute conceitos e instrumentos aplicáveis à gestão socioambiental em diferentes tipos de negócio, áreas organizacionais e níveis decisórios. Escrito com linguagem simples e didática, utiliza literatura nacional e internacional, complementada com exemplos reais de empresas. Os capítulos permitem ao leitor movimentar-se entre conceitos, casos, dados de pesquisa, questões para discussão e acessos à internet.
Livro-texto para as disciplinas Gestão da Responsabilidade Social, Gestão da Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Tópicos Especiais e Tópicos Avançados dos cursos de Administração, Economia, Comunicação Social, Engenharia da Produção e Secretariado Executivo, bem como para cursos de pós-graduação da área social aplicada. Obra relevante também para profissionais e empresários interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o envolvimento das empresas com questões socioambientais e a sustentabilidade.
Acabamento: Brochura
Ano: 2009
Autor: Lilian Aligleri, Luiz Antonio Aligleri, Isak Kruglianskas
Edição: 1
Editora: Atlas
ISBN: 978-85-224-5505-8
Páginas: 242
Apresentação, xi
Prefácio, xii
Parte I – Responsabilidade socioambiental e sustentabilidade do negócio, 1
1 Por que preocupar-se com a responsabilidade socioambiental?, 3
1.1 A competitividade no contexto atual, 3
1.2 Da responsabilidade social à sustentabilidade, 9
1.3 A gestão responsável e sustentável, 18
Questões de revisão e discussão, 25
Referências bibliográficas, 26
2 Cadeia de negócios: um arranjo para a sustentabilidade estratégica, 29
2.1 A visão socioambiental para além da empresa, 29
2.2 A gestão socioambiental integrada à cadeia de negócios, 33
2.3 Um exemplo de integração: a indústria automobilística, 40
2.4 Desafios no delineamento de cadeias responsáveis, 46
Questões de revisão e discussão, 48
Referências bibliográficas, 49
3 Práticas socioambientais responsáveis em propriedades rurais, 51
3.1 Práticas agrícolas sustentáveis, 54
3.2 Práticas ambientais no campo, 60
3.3 Práticas sociais e os seus desafios, 64
3.4 Comércio justo, 66
Questões de revisão e discussão, 71
Referências bibliográficas, 71
Estudo de caso – Stone do Brasil, 74
Parte II – práticas socioambientais estratégicas, 85
4 Práticas responsáveis na produção, 87
4.1 A responsabilidade ambiental, 88
4.2 Modelos de gestão para uma produção sustentável, 93
4.3 Norma internacional ISO 14000, 98
4.4 Políticas responsáveis em produção, 100
4.5 O desafio da logística reversa, 107
Questões de revisão e discussão, 112
Referências bibliográficas, 113
5 Práticas responsáveis na gestão de pessoas, 116
5.1 Desafios para a gestão na interação com colaboradores, 117
5.2 Políticas de responsabilidade social na gestão de pessoas, 119
Questões de revisão e discussão, 132
Referências bibliográficas, 133
6 Práticas responsáveis no marketing, 135
6.1 Rumo ao marketing mais responsável, 136
6.2 Comunicação para a reputação, 138
6.3 Desafios para o desenvolvimento de produtos, 142
6.4 Propagandas responsáveis, 147
6.5 Ponto de venda e construções verdes, 149
Questões de revisão e discussão, 152
Referências bibliográficas, 152
7 Práticas responsáveis no varejo, 154
7.1 Comércio e serviços e as relações com os stakeholders, 154
7.2 Gestão socioambiental no comércio e serviços, 159
7.3 Um modelo de engajamento para supermercados, 161
7.4 Propostas estratégicas para supermercados brasileiros, 169
Questões de revisão e discussão, 175
Referências bibliográficas, 176
Estudo de caso – Paper do Brasil, 178
Parte III – Desafios para uma gestão socioambiental, 187
8 A educação de gestores: desafios para as instituições de ensino, 189
8.1 O papel das instituições de ensino superior, 189
8.2 A formação do profissional socialmente responsável, 193
8.3 O novo perfil do gestor, 199
Questões de revisão e discussão, 204
Referências bibliográficas, 205
9 A iso 26000: o desafio para as organizações, 208
9.1 O papel da ISO, 209
9.2 O processo de construção da norma ISO 26000, 210
9.3 A estrutura da norma ISO 26000, 214
Questões de revisão e discussão, 222
Referências bibliográficas, 222
Estudo de caso – Jeans do Brasil, 224
Índice remissivo, 235
Índice de empresas e organizações, 241