O catálogo visa auxiliar os profissionais que trabalham com identificação de vírus e viróides, principalmente aqueles que desenvolvem suas atividades em laboratórios de quarentena vegetal, com fiscalização de produtos vegetais em portos, aeroportos e outros pontos de entrada, aos virologistas e aos fitopatologistas em geral. A quarentena de material vegetal evita a entrada e a disseminação de pragas agrícolas, sendo a maneira mais eficiente de proteger a agricultura e o ambiente do ingresso de pragas quarentenárias.
A maioria deste material é introduzido sob a forma de sementes e, por isso, há a necessidade de saber quais são as pragas que podem ser transmitidas por elas.
O livro contém informações sobre todos os vírus e viróides fitopatogênicos transmitidos por sementes registrados na literatura consultada e inclui tantos os vírus e viróides exóticos quanto aqueles que já ocorrem no país, além de conter uma lista de plantas indicadoras, que serve de auxílio àqueles laboratórios que não estiveram equipados com todos os antissoros e kits de detecção específicos para os vírus ou viróides associados ao material vegetal em questão. Há também o relato de algumas plantas que não têm registro de passagem de vírus por sementes..
Acabamento: Brochura
Ano: 2003
Autor: Maria de Fatima Batista e Vera Lucia A. Marinho
Edição: 1
Editora: Embrapa
ISBN: 85-87697-13-7
Páginas: 74
Indisponível