Livro Alimentos Orgânicos - Ampliando os Conceitos de Saúde Humana, Ambiental e Social
Categoria: Agricultura Orgânica e Sustentável
ISBN: 978-85-396-0263-6
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Este livro é indicado para produtores e consumidores de alimentos orgânicos e para profissionais das áreas de saúde e ecologia que buscam informações sobre esses alimentos e o contexto de sua produção. Apresenta-se aqui a dimensão das repercussões da produção agropecuária convencional, da tecnologia e da industria alimentícia e da visão calórico-quantitativa da ciência da nutrição, focando em estudos científicos atuais que comparam alimentos de origem orgânica e convencional.A agricultura família orgânica e o consumo de orgânicos são discutidos com base em ampla perspectiva de saúde humana, social e ambiental.
Que efeito os alimentos têm sobre a vida de quem os produz e consome? Elaine de Azevedo contribui com a busca por essa resposta em Alimentos orgânicos: ampliando os conceitos de saúde humana, ambiental e social, obra que questiona os rumos do agronegócio moderno e as implicações desse sistema sobre a sociedade e o ambiente.
Partindo de uma comparação entre dados históricos e contemporâneos sobre a produção agropecuária em várias regiões do mundo, o livro abre um debate sobre os benefícios de alimentos cultivados naturalmente, não só para quem os põe na mesa, mas também para quem os produz.
Acabamento: Brochura
Ano: 2012
Autor: Elaine de Azevedo
Edição: 1
Editora: SENAC
ISBN: 978-85-396-0263-6
Páginas: 386
Nota do editor, 7
Agradecimentos, 11
Prefácio, 13
PARTE I: QUALIDADE DE VIDA E AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA, 19
Ampliando o conceito de saúde para o de qualidade de vida, 21
Uma história do sistema agroalimentar, 33
Repercussões do sistema agroalimentar moderno, 39
Toxicidade dos alimentos produzidos no sistema
agroalimentar moderno, 47
Produção de alimentos de origem animal, 67
Novas tecnologias no sistema agroalimentar, 77
Indústria de transformação de alimentos, 99
Agricultura orgânica, saúde e qualidade de vida, 113
Qualidade dos alimentos orgânicos, 139
Custos do alimento orgânico e o papel do consumidor e
do marketing educacional, 163
Dados sobre o crescimento da produção orgânica, 175
Perfil do consumidor orgânico, 183
Agricultura familiar orgânica e políticas públicas para alimentação e nutrição, 189
PARTE II: ALIMENTOS, 197
Introdução, 199
Fontes de gordura, 201
Carnes, 221
Uso de leite e derivados na alimentação, 227
Leguminosas, 235
Açúcar, mel e adoçantes artificiais, 247
Cereais integrais e tubérculos, 255
Hortaliças e frutas, 263
Uso de sal, condimentos e líquidos, 273
Sustentabilidade na cozinha, 279
PARTE III: MODELOS ALIMENTARES E ASPECTOS CULTURAIS, 283
Introdução, 285
Correntes alimentares, 289
Modelos alimentares: influências religiosas e filosóficas, 315
Recomendações gerais para uma alimentação saudável, 347
Bibliografia, 353