Livro Agronegócio
  • Livro Agronegócio

Livro Agronegócio

Sku: 9788522494491

Categoria: Administração e Marketing Rural

ISBN: 978-85-224-9449-1

Quantidade Disponivel: 0 un

Produto Indisponível
Unidade: un
un

Por R$ 98,00

à vista R$ 93,10 economize 5% no Depósito Bancário

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Este livro apresenta uma perspectiva contemporânea a partir de uma exposição clara e didática sobre os principais fundamentos relacionados à gestão de empresas no agronegócio. São abordados tópicos relacionados aos produtos e mercados inerentes ao agronegócio no contexto atual da economia brasileira, bem como suas relações com o ambiente internacional.

Também são descritas as principais ferramentas de gestão empresarial aplicadas às organizações agroindustriais, caracterizando as tendências de modernização do agronegócio, bem como a crescente exigência por padrões de eficiência cada vez maiores no que se refere à gestão de pessoas, gestão de custos, auditoria, gestão ambiental, teoria dos jogos e mercados futuros.

Outro aspecto relevante desta obra está associado à linguagem objetiva e apropriada para os iniciantes no estudo sobre agronegócio, tanto para a ampliação de conhecimentos como para referenciar aprofundamentos posteriores e interesses mais amplos despertados pela leitura abrangente e atual sobre a administração de empresas e agronegócio.

Este livro-texto é recomendado para as disciplinas INTRODUÇÃO AO AGRONEGÓCIO, FUNDAMENTOS DE AGRONEGÓCIO, ADMINISTRAÇÃO RURAL, ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO RURAL e GESTÃO AGROINDUSTRIAL dos cursos de Administração, Agronomia, Contabilidade, Economia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária e Zootecnia. Este livro também é recomendado para empresários, comerciantes, autônomos, prestadores de serviços, gestores e demais profissionais vinculados ou interessados em atuar no agronegócio.

Acabamento: Brochura

Ano: 2015

Autor: André Cunha Callado

Edição: 4

Editora: Atlas

ISBN: 978-85-224-9449-1

Páginas: 232

1 Sistemas agroindustriais (Antônio André Cunha Callado, Aldo Leonardo Cunha Callado), 1

1.1 O Agronegócio como um sistema, 1
1.2 Estrutura dos sistemas agroindustriais, 4
1.3 Cadeias produtivas, 12
1.4 Integrações produtivas, 17
Referências bibliográficas, 20

2 Gestão empresarial no agronegócio (Antônio André Cunha Callado, Rodolfo Araújo de Moraes Filho), 22

2.1 As empresas agroindustriais e suas características, 22
2.2 A gestão da empresa agroindustrial, 25
2.3 A competitividade e o agronegócio, 26
2.4 A tomada de decisões no agronegócio, 27
2.5 Aspectos contemporâneos da gestão do agronegócio, 28
Referências bibliográficas, 30

3 Gestão de pessoas no agronegócio (Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim), 32

3.1 Introdução, 32
3.2 O que vem a ser gestão de pessoas, 34
3.3 A gestão de pessoas que trabalham no agronegócio, 35
3.4 Bons gestores de pessoas e gestores de processos no agronegócio, 44
Referências bibliográficas, 49

4 Empreendedorismo e competência do gestor no agronegócio (Fernando Gomes de Paiva Junior), 50

4.1 Introdução ao empreendedorismo, 50
4.2 O empreendedor frente à dinâmica global, 51
4.3 Entendendo o contexto para empreender em agronegócios, 52
4.4 As competências do empreendedor de agronegócios, 54
4.5 Desafios para o empreendedorismo no agronegócio, 58
Referências bibliográficas, 59

5 Produtos agrícolas e mercados no agronegócio (Jacques Alberto Ribemboim), 60

5.1 Introdução, 60
5.2 Os produtos agrícolas na visão tradicional, 61
5.3 Elasticidade da demanda e da oferta, 63
5.4 Características dos produtos agrícolas, 64
5.5 Aspectos socioeconômicos, 68
5.6 Desenvolvimento no campo: o modelo dual de Lewis, 69
5.7 Políticas públicas, 71
5.8 Novas tendências e paradigmas, 73
Referências bibliográficas, 74

6 Fundamentos dos mercados futuros (Charles Ulises de Montreuil Carmona), 76

6.1 Introdução, 76
6.2 Mercado a termo versus mercado futuro, 77
6.3 Características importantes dos mercados futuros, 79
6.4 Commodities, 79
6.5 Os principais participantes dos mercados futuros de commodities, 82
6.6 Hedge, 83
6.7 Outras razões para realizar o hedge com futuros, 85
6.8 Formação dos preços no mercado futuro de commodities, 86
Referências bibliográficas, 87

7 Gestão de custos no agronegócio (Antônio André Cunha Callado, Aldo Leonardo Cunha Callado), 88

7.1 Introdução à contabilidade de custos, 88
7.2 A contabilidade de custos nas empresas rurais, 89
7.3 Sua importância e objetivos, 90
7.4 Classificação dos custos, 91
7.5 Estruturação dos custos no agronegócio, 94
7.6 Uma representação quantitativa dos custos rurais, 99
7.7 Análise do ponto de equilíbrio em empresas rurais, 103
7.8 Desafios da contabilidade de custos no agronegócio, 107
Referências bibliográficas, 110

8 Custos de transação (Romilson Marques Cabral), 112

8.1 Introdução, 112
8.2 As dimensões de análise dos custos de transação, 114
8.3 Os diferentes arranjos contratuais, 120
8.4 As características do agronegócio e os atributos dos custos de transação, 121
8.5 Contratos e formas de coordenação no agronegócio, 122
8.6 O cálculo de custos de transação para uma unidade, 124
Referências bibliográficas, 126

9 Auditoria na empresa rural (Israel de Oliveira Barros), 127

9.1 Introdução, 127
9.2 As empresas rurais, 129
9.3 Aspectos relevantes da auditoria, 132
9.4 Auditoria no contexto do agronegócio, 133
9.5 A contabilidade e os demais controles internos, 134
9.6 Procedimentos específicos de auditoria em empresas rurais, 135
9.7 Procedimentos internos e externos de auditoria em empresas rurais, 137
9.8 Testes de auditoria em uma empresa rural, 138
Referências bibliográficas, 138

10 Mensuração de desempenho em empresas rurais (Antônio André Cunha Callado, Aldo Leonardo Cunha Callado), 140

10.1 Introdução, 140
10.2 Mensuração de desempenho, 141
10.3 Indicadores de desempenho, 142
10.4 Processo de mensuração do desempenho, 144
10.5 Balanced scorecard para empresas rurais, 147
Referências bibliográficas, 150

11 Mensuração do desempenho de cadeias produtivas agroindustriais (Antônio André Cunha Callado), 153

11.1 Introdução, 153
11.2 Mensuração do desempenho de cadeias integradas, 154
11.3 Mensuração do desempenho de cadeias não integradas, 158
11.4 Perspectivas futuras para a mensuração do desempenho de cadeias, 160
Referências bibliográficas, 161

12 Planejamento, gestão ambiental e agronegócio (José de Lima Albuquerque, Célia Vicente de Oliveira), 163

12.1 Introdução, 163
12.2 O ambiente e o desenvolvimento do mercado, 165
12.3 O papel das organizações no contexto ambiental, 167
12.4 O planejamento ambiental e a tomada de decisão, 169
12.5 O planejamento estratégico ambiental, 171
Referências bibliográficas, 173

13 Teoria dos jogos, tomada de decisão e agronegócio (Ana Paula Amazonas Soares), 174

13.1 Introdução, 174
13.2 Abordagem conceitual, 176
13.3 Jogos estáticos de informação completa, 181
13.4 Jogos dinâmicos de informação completa, 191
13.5 Reflexões sobre a teoria dos jogos, 193
Referências bibliográficas, 194

14 Métodos quantitativos aplicados ao agronegócio (Horst Dieter Möller), 196

14.1 Introdução, 196
14.2 Análise quantitativa nas empresas rurais, 197
14.3 Estatística descritiva, 197
14.4 Distribuição de frequências, 201
14.5 Medidas de tendência central, 203
14.6 Medidas de dispersão, 204
14.7 Estatística inferencial, 206
Referências bibliográficas, 216

Avaliação dos Clientes
  • Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!