Livro MARKETING AMBIENTAL: Ética, Responsabilidade Social e Competitividade nos Negócios
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Livro MARKETING AMBIENTAL: Ética, Responsabilidade Social e Competitividade nos Negócios

Categoria: Ecologia e Meio Ambiente

ISBN: 978-85-224-8979-4

Quantidade Disponivel: 30 un

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Atualmente, os problemas ambientais globais (o efeito estufa, o aumento do buraco na camada de ozônio, a perda da biodiversidade, a ameaça de escassez de energia e da água) contribuem para que diferentes atores sociais percebam a extensão da crise ecológica na qual estamos inseridos. Seus sinais mais evidentes para o público são: o aquecimento global, as mudanças climáticas, a intensificação da extinção de espécies, o aumento da poluição do ar, do solo e das águas e a destruição das florestas.

Muito da intensificação da pressão sobre o meio ambiente tem suas raízes no aumento substancial do consumo nos últimos 200 anos, e a perspectiva a curto e médio prazo é o seu crescimento contínuo, devido a que muitos países em desenvolvimento (como a China, Índia, Rússia etc.) adotaram o modelo seguido pelos países mais ricos.

A alternativa é uma profunda mudança em toda a sociedade: nos valores sociais, nos padrões de consumo, na adoção de tecnologias verdes, implantação da gestão ambiental em todo processo produtivo etc. Essa perspectiva envolve um papel mais ativo do marketing, de modo que contribua para as mudanças de comportamento e procure satisfazer as necessidades, em termos mais sustentáveis, levando em consideração os aspectos ecológicos.

Esse é um novo papel do marketing, que durante muito tempo foi considerado vilão da intensificação do consumo, seu resgate envolve assumir uma perspectiva sócio-ambiental que o coloque como um instrumento complementar de mudança comportamental, ao lado da lei e da educação, sem desconsiderar seu valioso papel de facilitador das trocas, necessárias, para o atendimento das necessidades dos indivíduos e organizações.

Recomendado como bibliografia básica para disciplinas de marketing dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Ciências Ambientais, Ecoturismo, Propaganda e Marketing. É especialmente útil nas disciplinas de Marketing Ambiental (ou Marketing Ecológico, Ecomarketing, Marketing Verde ou Marketing Sustentável). Recomendado também para organizações tanto do setor privado quanto estatais ou do terceiro setor, que encontrarão respostas a muitas indagações sobre o real papel do marketing na sustentabilidade organizacional, contribuindo para orientar o debate interno de um maior envolvimento com a causa ambiental.

Acabamento: Brochura

Ano: 2014

Autor: Reinaldo Dias

Edição: 2

Editora: Atlas

ISBN: 978-85-224-8979-4

Páginas: 232

Prefácio, ix

1 As Questões Ambientais, a Sustentabilidade e o Marketing, 1
1.1 A crise ecológica, 2
1.2 A emergência da importância da temática ambiental, 6
1.3 A conscientização ambiental da sociedade, 13
1.4 O marketing e a questão ambiental, 19
1.5 O marketing e a sustentabilidade, 21

2 A Sociedade de Consumo e o Consumidor Ecológico, 24
2.1 A responsabilidade da sociedade de consumo, 24
2.2 O modo de consumir os produtos, 26
2.3 O consumidor verde e a preocupação ambiental, 27
2.4 O novo consumidor ecologicamente consciente, 33
2.5 O consumo sustentável, 38

3 A Evolução do Conceito de Marketing, 41
3.1 O início do marketing, 42
3.2 A institucionalização do marketing, 43
3.3 O caráter interdisciplinar do marketing, 44
3.4 Ampliação conceitual do marketing, 46
3.5 Consolidação do conteúdo social na disciplina, 50
3.6 Uma síntese do significado do marketing, 52

4 O Marketing Social, 54
4.1 Introdução ao conceito de marketing social, 54
4.2 Os quatro Ps do marketing social, 60
4.3 O desenvolvimento do marketing social, 63
4.4 O marketing social corporativo, 64
4.5 A estratégia do marketing social, 67
4.6 As principais diferenças entre o marketing social e o comercial, 71

5 O Conceito de Marketing Ambiental, 73
5.1 O marketing e a proteção ambiental, 74
5.2 A definição de marketing ecológico, 75
5.3 A evolução do conceito de marketing ecológico, 78
5.4 Características do marketing ecológico, 81
5.5 A utilização do marketing ecológico pelas empresas, 85
5.6 As ações do marketing ecológico, 90
5.7 Funções do marketing ambiental, 91
5.8 Políticas de marketing ecológico, 95

6 Os Valores, a Ética e o Marketing Ambiental, 103
6.1 A responsabilidade social do marketing, 103
6.2 O novo paradigma ecológico, 105
6.3 Os valores e a ética ambiental, 108
6.4 A moral e a ética, 109
6.5 O marketing e a ética ambiental, 115

7 O Produto Ecológico, 118
7.1 O conceito de produto ecológico, 119
7.2 Os mercados verdes, 123
7.3 O produto ecológico comercial e a causa ambiental, 124
7.4 O ciclo de vida de um produto, 125
7.5 Certificação e rotulagem ambiental (selo verde), 128
7.6 Uma abordagem ecológica dos serviços, 132
7.7 A imagem do produto, 133
7.8 O ecodesign do produto, 135
7.9 Embalagens e vasilhames ambientalmente corretos, 135
7.10 As mudanças na tecnologia verde, 137

8 O Preço dos Produtos Ecológicos, 138
8.1 Preço e decisão de compra, 138
8.2 A determinação do preço ecológico, 139
8.3 A internalização dos custos ambientais, 141
8.4 O preço como fator inibidor da compra de produtos ecológicos, 145
8.5 Os balanços ambientais, 145

9 A Distribuição no Marketing Ecológico, 148
9.1 A distribuição como instrumento de marketing, 148
9.2 A logística ecológica, 151
9.3 O marketing da reciclagem, 153
9.4 O merchandising, 156

10 A Comunicação Ecológica, 158
10.1 A função da comunicação, 158
10.2 O processo de comunicação dos produtos ecológicos, 159
10.3 Os meios de comunicação, 162
10.4 A promoção “verde”, 163
10.5 Instrumentos de promoção de produtos ecológicos, 165

11 O Marketing de Guerrilha, 173
11.1 Introdução, 173
11.2 Definição, 175
11.3 Diferenças entre o marketing de guerrilha e o marketing tradicional, 177
11.4 O marketing de guerrilha e seus principais efeitos, 178
11.5 Principais ferramentas ou técnicas do marketing de guerrilha, 179
11.6 Principais características de uma campanha de marketing de guerrilha, 182
11.7 A implementação bem-sucedida de uma campanha de marketing de guerrilha, 183

12 A Marca Ecológica, 184
12.1 O conceito de marca, 184
12.2 Os tipos de marcas ecológicas, 185
12.3 Vantagens e responsabilidades da adoção de marcas, 186
12.4 Gestão de marcas, 187
12.5 O posicionamento de marcas ecológicas, 188
12.6 Imagem de marca, 190

13 O Marketing Verde e o Turismo, 193
13.1 O turismo com base na natureza, 193
13.2 O ecoturismo, 195
13.3 O marketing-mix ambiental no turismo, 195
13.4 O componente ambiental no produto turístico, 196
13.5 O produto turístico ecológico, 198
13.6 Tendências do marketing turístico ambiental, 203

Referências, 205

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