Livro GESTÃO SOCIOAMBIENTAL: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio
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Livro GESTÃO SOCIOAMBIENTAL: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio

Categoria: Ecologia e Meio Ambiente

ISBN: 978-85-224-5505-8

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Expectativas ampliadas e maior volume de informações disponibilizado aos consumidores e à sociedade em geral representam novos desafios para as empresas. O incremento da competitividade requer harmonizar baixo custo, alto padrão de qualidade e atendimento às demandas sociais e ambientais. 

Nessa economia, altamente dinâmica, as empresas buscam posturas socialmente corretas, ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis. Profissionais competentes precisam atualizar-se neste novo paradigma que utiliza modelos organizacionais inovadores e práticas de gestão que integram os interesses da sociedade com os da empresa.

Este livro propõe e discute conceitos e instrumentos aplicáveis à gestão socioambiental em diferentes tipos de negócio, áreas organizacionais e níveis decisórios. Escrito com linguagem simples e didática, utiliza literatura nacional e internacional, complementada com exemplos reais de empresas. Os capítulos permitem ao leitor movimentar-se entre conceitos, casos, dados de pesquisa, questões para discussão e acessos à internet.

Livro-texto para as disciplinas Gestão da Responsabilidade Social, Gestão da Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Tópicos Especiais e Tópicos Avançados dos cursos de Administração, Economia, Comunicação Social, Engenharia da Produção e Secretariado Executivo, bem como para cursos de pós-graduação da área social aplicada. Obra relevante também para profissionais e empresários interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o envolvimento das empresas com questões socioambientais e a sustentabilidade.

Acabamento: Brochura

Ano: 2009

Autor: Lilian Aligleri, Luiz Antonio Aligleri, Isak Kruglianskas

Edição: 1

Editora: Atlas

ISBN: 978-85-224-5505-8

Páginas: 242

Apresentação, xi 

Prefácio, xii 

Parte I – Responsabilidade socioambiental e sustentabilidade do negócio, 1 

1 Por que preocupar-se com a responsabilidade socioambiental?, 3 
1.1 A competitividade no contexto atual, 3 
1.2 Da responsabilidade social à sustentabilidade, 9 
1.3 A gestão responsável e sustentável, 18 
Questões de revisão e discussão, 25 
Referências bibliográficas, 26 

2 Cadeia de negócios: um arranjo para a sustentabilidade estratégica, 29 
2.1 A visão socioambiental para além da empresa, 29 
2.2 A gestão socioambiental integrada à cadeia de negócios, 33 
2.3 Um exemplo de integração: a indústria automobilística, 40 
2.4 Desafios no delineamento de cadeias responsáveis, 46 
Questões de revisão e discussão, 48 
Referências bibliográficas, 49 

3 Práticas socioambientais responsáveis em propriedades rurais, 51 
3.1 Práticas agrícolas sustentáveis, 54 
3.2 Práticas ambientais no campo, 60 
3.3 Práticas sociais e os seus desafios, 64 
3.4 Comércio justo, 66 
Questões de revisão e discussão, 71 
Referências bibliográficas, 71 

Estudo de caso – Stone do Brasil, 74 

Parte II – práticas socioambientais estratégicas, 85 

4 Práticas responsáveis na produção, 87 
4.1 A responsabilidade ambiental, 88 
4.2 Modelos de gestão para uma produção sustentável, 93 
4.3 Norma internacional ISO 14000, 98 
4.4 Políticas responsáveis em produção, 100 
4.5 O desafio da logística reversa, 107 
Questões de revisão e discussão, 112 
Referências bibliográficas, 113 

5 Práticas responsáveis na gestão de pessoas, 116 
5.1 Desafios para a gestão na interação com colaboradores, 117 
5.2 Políticas de responsabilidade social na gestão de pessoas, 119 
Questões de revisão e discussão, 132 
Referências bibliográficas, 133 

6 Práticas responsáveis no marketing, 135 
6.1 Rumo ao marketing mais responsável, 136 
6.2 Comunicação para a reputação, 138 
6.3 Desafios para o desenvolvimento de produtos, 142 
6.4 Propagandas responsáveis, 147 
6.5 Ponto de venda e construções verdes, 149 
Questões de revisão e discussão, 152 
Referências bibliográficas, 152 

7 Práticas responsáveis no varejo, 154 
7.1 Comércio e serviços e as relações com os stakeholders, 154 
7.2 Gestão socioambiental no comércio e serviços, 159 
7.3 Um modelo de engajamento para supermercados, 161 
7.4 Propostas estratégicas para supermercados brasileiros, 169 
Questões de revisão e discussão, 175 
Referências bibliográficas, 176 

Estudo de caso – Paper do Brasil, 178 

Parte III – Desafios para uma gestão socioambiental, 187 

8 A educação de gestores: desafios para as instituições de ensino, 189 
8.1 O papel das instituições de ensino superior, 189 
8.2 A formação do profissional socialmente responsável, 193 
8.3 O novo perfil do gestor, 199 
Questões de revisão e discussão, 204 
Referências bibliográficas, 205 

9 A iso 26000: o desafio para as organizações, 208 
9.1 O papel da ISO, 209 
9.2 O processo de construção da norma ISO 26000, 210 
9.3 A estrutura da norma ISO 26000, 214 
Questões de revisão e discussão, 222 
Referências bibliográficas, 222 

Estudo de caso – Jeans do Brasil, 224 

Índice remissivo, 235 

Índice de empresas e organizações, 241

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