Atendimento (51) 3403-1155 08h30 às 18h30
Livro ECO-INOVAÇÃO Caminho para o Crescimento Sustentável
  • Livro ECO-INOVAÇÃO Caminho para o Crescimento Sustentável

Livro ECO-INOVAÇÃO Caminho para o Crescimento Sustentável

Categoria: Ecologia e Meio Ambiente

ISBN: 978-85-224-8550-5

Quantidade Disponivel: 30 Un

Unidade: Un
Un

Por R$ 69,00

à vista R$ 65,55 economize 5% no Depósito Bancário

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Os problemas ambientais que o mundo enfrenta hoje, com sua crescente gravidade e natureza cada vez mais global, podem ser considerados como o desafi o mais grave que a humanidade terá de enfrentar nos próximos anos. E, para atender a esses desafi os ambientais, as empresas têm voltado cada vez mais sua atenção para a inovação como um caminho para o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Esse tipo de inovação voltada para a obtenção de melhorias no que diz respeito à relação da empresa com o meio ambiente é denominada de eco-inovação, inovação ambiental ou inovação verde. A eco-inovação constitui um caminho para facilitar melhorias radicais e sistêmicas na performance ambiental corporativa, que vem se tornando cada vez mais necessária.

Neste livro, as inovações ambientais são compreendidas de forma ampla, além dos limites das organizações, pois dizem respeito não somente às inovações tecnológicas, mas também a mudanças de cunho não tecnológico, tais como aquelas relativas a comportamento do consumidor, valores, costumes e normais sociais, e a estruturas organizacionais ultrapassadas.

Ao longo da obra será demonstrado que assumir um processo de inovação ambiental envolve um compromisso muito maior do que uma iniciativa tradicional de produção industrial sustentável.

O conceito de eco-inovação aqui abordado constitui-se numa força-motriz duradoura que impulsiona a produção industrial para um completo envolvimento com o desenvolvimento sustentável. No entanto, exige um grande esforço das forças envolvidas no processo produtivo que devem integrar e aplicar o conceito em termos cada vez mais amplos, o que implica examinar cada fase do sistema produtivo para identifi car as áreas em que podem ser aplicadas potenciais soluções envolvendo eco-inovações.

Obra de relevante interesse para profissionais envolvidos com pesquisa científica e tecnológica no campo da inovação e com a área ambiental, em especial. Leitura complementar para as disciplinas Empreendedorismo e Inovação ministradas nos cursos de Administração, Engenharia Ambiental, Engenharia da Produção, Ciência Ambiental, entre outras. Livro recomendado também para estudantes que estão iniciando sua formação nos cursos de graduação. Ao mesmo tempo, pode ser utilizado nos cursos de pós-graduação e por pesquisadores que se dedicam ao tema, pois houve a preocupação de manter todo rigor acadêmico das referências e citações ao longo do texto.

Acabamento: Brochura

Ano: 2014

Autor: Reinaldo Dias

Edição: 1

Editora: Atlas

ISBN: 978-85-224-8550-5

Páginas: 224

Apresentação, xi 

1 De problemas ambientais ao desenvolvimento sustentável, 1 
1.1 Breve histórico da questão ambiental, 1 
1.2 Do agitado ano de 1968 a 1971, 4 
1.3 A Conferência de Estocolmo – 1972, 8 
1.4 A Comissão Brundtland e o desenvolvimento sustentável, 13 
1.5 A Conferência do Rio de Janeiro (1992 – Rio92), 17 
1.6 A Rio+5 (Nova York), 18 
1.7 A Cúpula do Milênio (2000), 19 
1.8 RIO+10 (Johanesburgo – 2002), 21 
1.9 Documento do PNUMA: rumo à economia verde (2011), 21 
1.10 A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), 22 
1.11 A perspectiva do desenvolvimento sustentável, 24 

2 A economia verde e o desenvolvimento sustentável, 26 
2.1 A nova perspectiva de desenvolvimento, 27 
2.2 A responsabilidade social das empresas, 29 
2.3 Produção e consumo sustentáveis, 31 
2.3.1 A produção sustentável, 32 
2.3.2 Consumo sustentável, 32 
2.3.3 A sustentabilidade na produção e consumo e a inovação, 33 
2.4 O tripé da sustentabilidade (triple botton line) e as empresas, 35 
2.4.1 Dimensão econômica, 36 
2.4.2 Dimensão ecológica, 37 
2.4.3 Dimensão social, 38 
2.5 A ecoeficiência, 39 
2.5.1 Técnicas ecoeficientes, 44 
2.6 A concepção de capital natural, 45 
2.7 Da economia marrom à economia verde, 46 
2.8 Políticas para uma economia verde, 52 
2.9 A economia verde como novo paradigma, 54 
2.10 Eco-inovação e a mudança no paradigma produtivo, 57 

3 Criatividade e inovação, 61 
3.1 A criatividade, 61 
3.2 A inovação em Schumpeter, 68 
3.3 O conceito de inovação, 71 
3.4 Inovação e competitividade, 78 
3.5 A classificação das inovações, 85 
3.6 Difusão e adoção da inovação, 89 
3.7 A gestão da inovação, 91 
3.8 Estratégias para a institucionalização da inovação, 96 

4 Eco-inovação e tecnologias ambientais, 99 
4.1 A temática ambiental e o modelo de negócios, 99 
4.2 A competitividade e a sustentabilidade da eco-inovação, 100 
4.3 A inovação ecológica, 103 
4.4 Tecnologias ambientais e eco-inovação, 109 
4.5 As tecnologias eco-inovadoras, 110 
4.6 As dificuldades de mudança tecnológica nas empresas, 113 
4.7 A regulação governamental e as tecnologias ambientais, 115 
4.8 Obstáculos à mudança tecnológica ambiental, 116 
4.9 Fatores determinantes na escolha de tecnologias ambientais, 118 

5 A ideia da eco-inovação, 126 
5.1 O conceito de eco-inovação, 126 
5.2 Tipologia das eco-inovações, 133 
5.3 Fatores determinantes para a inovação ambiental, 139 
5.3.1 As regulações governamentais, 139 
5.3.2 A pressão dos stakeholders, 141 
5.3.3 Fatores econômicos, 142 
5.3.4 A tecnologia, 143 
5.3.5 Recursos e competências, 143 
5.3.6 Estratégia ambiental empresarial, 145 
5.4 Adoção e difusão das inovações ambientais, 146 
5.4.1 As PME e a adoção de inovação ambiental, 147 
5.5 Políticas públicas e eco-inovação, 149 
5.5.1 Políticas públicas para impulsionar as inovações verdes, 150 

6 O empreendedorismo, 156 
6.1 O contexto do empreendedorismo, 156 
6.2 O conceito de empreendedorismo, 157 
6.3 O ciclo de vida do empreendedorismo, 161 
6.4 A essência do empreendedorismo, 162 
6.5 O compromisso do empreendedor, 163 
6.6 Oportunidades para o empreendedorismo, 165 
6.7 A educação voltada para o empreendedorismo, 167 
6.8 A promoção do empreendedorismo e inovação: as incubadoras, 169 

7 O empreendedorismo verde (ecoempreendedorismo), 171 
7.1 O empreendedorismo verde, 171 
7.2 Comprometimento com o meio ambiente, 172 
7.3 O empreendedorismo e meio ambiente, 174 
7.4 O ecoempreendedorismo, 177 
7.5 Tipologia de ecoempreendedores, 178 
7.6 A necessidade social do ecoempreendedorismo, 181 
7.7 Medidas de estímulo ao ecoempreendedorismo, 181 
7.8 Eco-oportunidades, 186 

Referências, 195 

Avaliação dos Clientes
  • Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!