Atendimento (51) 3403-1155 (00) 00000-0000 (Whatsapp) 08h30 às 18h30
Livro O Código Florestal e a Legislação Extravagante
  • Livro O Código Florestal e a Legislação Extravagante

Livro O Código Florestal e a Legislação Extravagante

Categoria: Direito Agrário e Ambiental

Quantidade Disponivel: 49 Un

Unidade: Un
Un

Por R$ 73,00

à vista R$ 69,35 economize 5% no Depósito Bancário

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

{O Código Florestal e a Legislação Extravagante - A Teoria e a Prática da Proteção Florestal)

Os efeitos de danos nocivos ao meio ambiente foram e ainda são uma preocupação de ordem mundial, enquadrando-se aí como motivo preocupante a degradação florestal, existente na história humana desde seu início. Atualmente, a preocupação com esta área ambiental ganha destaque, considerando que em todo o planeta em poucos lugares encontraremos uma vegetação ainda preservada e capaz de realizar suas funções ambientais. O Brasil, como país de destaque por sua rica e exuberante flora, possui uma legislação específica para a proteção florestal, a qual tem como missão a garantia jurídica da proteção de florestas e demais formas de vegetação nos diferentes ecossistemas nacionais, como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Floresta Amazônica.

A presente obra busca subsidiar os leitores com elementos teóricos e práticos necessários à compreensão da legislação ambiental correlata à área florestal, tratando do assunto a partir da estrutura jurídica do Código Florestal Brasileiro, a Lei Federal n° 4.771, de 1965, entrelaçando-o com toda a legislação ambiental que possua como foco a proteção florestal. O Capítulo 1 trabalha as considerações iniciais e a evolução histórica brasileira da proteção legal florestal.

O capítulo seguinte, já abordando o Código Florestal como espinha dorsal de estudo, discorre sobre a proteção florestal constitucional e as definições de flora e floresta e suas classificações. O Capítulo 3 trata das áreas de proteção florestal, como a APP, a Reserva Legal Florestal e as Unidades de Conservação. Junto ao Capítulo 4 encontramos as questões jurídicas de exploração de demais áreas florestais e seu licenciamento ambiental.

No Capítulo 5 é abordado o sistema de proteção e fiscalização ambiental no Brasil, tratando-se dos Instrumentos de Controle de proteção florestal nas esferas administrativa, penal e civil.

Por fim, junto ao Capítulo 6 dá-se o devido destaque ao uso dos Instrumentos Econômicos na proteção florestal, como a concessão de créditos, a figura jurídica da Servidão Florestal, a Cota de Reserva Florestal e outros instrumentos.
Obra destinada a estudantes e operadores do Direito, além de estudiosos e profissionais das áreas ambientais e ecológicas, que necessitam de informações doutrinárias e práticas a respeito da proteção jurídica da área florestal no Brasil. Leitura complementar para a disciplina Direito Ambiental dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito, Administração de Empresas e Gestão Ambiental.

Acabamento: Brochura

Ano: 2009

Autor: Rogério Cruz Caradori

Edição: 1

Editora: Atlas

ISBN: 978-85-224-5662-8

Páginas: 238

Indisponível

Avaliação dos Clientes
  • Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!