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Livro Fundamentos de Agronegócios
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Livro Fundamentos de Agronegócios

Categoria: Administração e Marketing Rural

ISBN: 978-85-224-7848-4

Quantidade Disponivel: 29 un

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Este livro expõe conceitos básicos e princípios gerais fundamentais ao entendimento do significado de agronegócios. Enfoca temas atuais e de interesse para o setor, como logística, marketing e formas de organização da produção.

Também descreve os principais segmentos anteriores à produção agropecuária, as características dessa produção propriamente dita, bem como os segmentos posteriores à produção agropecuária, tanto do ponto de vista da produção de bens como da prestação de serviços diversos.

Outro aspecto relevante da obra é a revelação da competência do agronegócio no Brasil, tanto no mercado interno como na balança comercial brasileira, explicitando a necessidade de organização da produção e de agregação de valores aos produtos agropecuários.

Como primeira publicação a tratar especificamente da disciplina Fundamentos de Agronegócios, torna-se obra indispensável ao entendimento do significado de agronegócios e à concretização de análises mais aprofundadas tanto para alunos de graduação e professores de outras disciplinas relacionadas às ciências agrárias como para empreendedores.

Livro-texto para as disciplinas Fundamentos de Agronegócios, Gestão em Agronegócios, Administração Rural, Gestão Agroindustrial, Economia Agroindustrial, Fundamentos de Administração e Agronegócio Brasileiro dos cursos de Agronegócios, Agronomia, Zootecnia, Fitotecnia, Medicina Veterinária, Administração Rural e outros das Ciências Agrárias. Leitura recomendada para empresários, técnicos, planejadores e tomadores de decisão e outros profissionais que queiram atuar em segmentos do agronegócio, como corretores, comerciantes, agroindustriais e agropecuaristas, produtores e distribuidores de insumos agropecuários e prestadores de serviços em agronegócios.

 

Acabamento: Brochura

Ano: 2018

Autor: Massilon J Araújo

Edição: 5

Editora: Atlas

ISBN: 978-85-97-01365-8

Páginas: 192

Prefácio, ix

1 Agronegócios: Conceitos e Dimensões, 1
1.1 Agricultura e agronegócios, 1
1.2 Conceito de agronegócio, 3
1.3 Sistemas agroindustriais, 7
1.3.1 Especificidades da produção agropecuária, 7
1.3.1.1 Sazonalidade da produção, 7
1.3.1.2 Influência de fatores biológicos: doenças e pragas, 8
1.3.1.3 Perecibilidade rápida, 9
1.3.1.4 Influência dos elementos e fatores climáticos, 9
1.3.1.5 Dispersão da produção, 10
1.3.1.6 Baixo valor agregado dos produtos agropecuários, 11
1.3.2 Visão sistêmica do agronegócio, 12
1.3.3 Vantagens da visão sistêmica do agronegócio, 14
1.4 Cadeias produtivas e cadeias de valor, 15
1.5 Clusters e arranjos produtivos locais, 18
1.6 Importância do agronegócio, 22

2 Segmentos dos Sistemas Agroindustriais, 32
2.1 Segmentos antes da porteira, 32
2.1.1 Insumos agropecuários, 32
2.1.2 Inter-relações de produtores de insumos com agropecuaristas, 41
2.1.3 Serviços agropecuários, 42
2.2 Segmentos dentro da porteira, 49
2.2.1 Produção agrícola, 49
2.2.2 Produção pecuária, 53
2.2.3 Coeficientes técnicos na agropecuária, 56
2.2.3.1 Coeficientes utilizados em agricultura, 59
2.2.3.2 Coeficientes técnicos pecuários, 61
2.2.4 Organização do segmento agropecuário, 71
2.2.5 Adoção de tecnologia no agronegócio, 73
2.2.6 Gestão de custos na agropecuária, 76
2.3 Segmentos depois da porteira, 81
2.3.1 Canais de comercialização, 82
2.3.2 Agentes comerciais e a formação de preços, 88
2.3.3 Agroindústrias, 95
2.3.4 Logística em agronegócio, 107
2.3.5 Instituições e entidades de apoio à comercialização, 115
2.3.6 Atuações do governo na comercialização, 118

3 Verticalizações e Integrações Agroindustriais, 125

4 Agregação de Valores e Margem de Comercialização no Agronegócio, 129

5 Coordenação das Cadeias Produtivas, 133
5.1 Mercados, 133
5.2 Mercados futuros, 134
5.3 Agências e programas governamentais, 134
5.4 Agências de estatísticas, 134
5.5 Cooperativas, 135
5.6 Integrações, 135
5.7 Tecnologia, 135
5.8 Joint ventures, firmas individuais e tradings, 136

6 Marketing em Agronegócios, 137
6.1 Marketing estratégico e marketing operacional, 139
6.1.1 Análise, 140
6.1.2 Adaptação, 140
6.1.3 Ativação, 140
6.1.4 Avaliação, 141
6.2 Estratégias de marketing, 142
6.2.1 Produto, 142
6.2.2 Preço, 143
6.2.3 Ponto de venda, 144
6.2.4 Promoção, 144
6.3 Aplicação dos conhecimentos de marketing em agronegócios, 146
6.3.1 Mercadologia em nível da empresa, 147
6.3.2 Mercadologia em nível de produto, 149

7 A Competência do Agronegócio Brasileiro, 151
7.1 Competência “antes da porteira”, 157
7.2 Competência “dentro da porteira”, 158
7.3 Segmento “depois da porteira”, 165
Bibliografia, 171

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