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Livro Estratégias para a Carne Bovina no Brasil
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Livro Estratégias para a Carne Bovina no Brasil

Categoria: Administração e Marketing RuralPecuária de Corte

ISBN: 978-85-224-7338-0

Quantidade Disponivel: 23 Un

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Este livro tem como principal objetivo apresentar uma radiografia completa da cadeia produtiva da carne bovina brasileira, possibilitando ao leitor maior compreensão sobre as variáveis que a compõem, sua movimentação financeira, principais tendências e desafios estratégicos.

A obra é resultado de um trabalho de oito meses que envolveu, direta ou indiretamente, cerca de vinte pesquisadores ligados ao Centro de Pesquisa em Marketing e Estratégia (MARKESTRAT), vinculado à Universidade de São Paulo. Também contou com consultores da SCOT Consultoria e com a colaboração de pesquisadores do CENA-USP. Foram realizadas inúmeras consultas e visitas a empresas e Universidades para levantar dados e informações, além de muitos debates com executivos e representantes do setor.

Obra recomendada para pecuaristas, agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área agropecuária. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para disciplinas de Agronegócios em cursos de graduação.

Acabamento: Brochura

Ano: 2012

Autor: Marcos Fava Neves

Edição: 1

Editora: Atlas

ISBN: 978-85-224-7338-0

Páginas: 272

Lista de siglas e abreviações, ix
Nota sobre os Autores, xv
Prefácio, xxi
Agradecimentos e a importância da produção brasileira de alimentos, xxiii

1 Mapeamento e quantificação da cadeia da carne bovina em 2010, 1
1.1 Método, 2
1.2 Antes da fazenda, 5
1.3 Nas fazendas, 14
1.4 Após as fazendas, 15
1.5 Agentes facilitadores, 28

2 O consumidor e as estratégias de captura de valor na cadeia da carne bovina, 43
2.1 Evolução do consumo no mundo, 43
2.2 Evolução do consumo no Brasil, 49
2.3 Benefícios do consumo, 54
2.4 Tipos de cortes, 57
2.5 Questões éticas e religiosas no consumo, 60
2.6 Atributos considerados no consumo, 61
2.7 Nichos de mercado e estratégias de diferenciação, 64
2.8 Brazilian Beef: um exemplo de ação coletiva, 65
3 A indústria frigorífica e o mercado internacional, 69

3.1 A concentração no varejo, 69
3.2 A internacionalização e consolidação da indústria brasileira, 73
3.3 A produção mundial de carne bovina, 80
3.4 Estimativas para o mercado internacional da carne bovina em 2012, 83
3.5 Exportações brasileiras de carne bovina, 86
3.6 Barreiras tarifárias e não tarifárias, 96
3.6.1 União Europeia e Cota Hilton, 100
3.6.2 Barreiras da Rússia – o maior importador de carne bovina brasileira, 103
3.6.3 Barreiras dos Estados Unidos e Nafta – o maior importador mundial de carne bovina, 104
3.6.4 Barreiras da Ásia e Pacífico – o consumo que cresce no Oriente, 105

4 A produção pecuária no Brasil, 108
4.1 Origens da produção contemporânea de carne bovina, 108
4.2 Desenvolvimento do rebanho brasileiro, 108
4.3 Estabelecimento dos primeiros frigoríficos no Brasil, 110
4.4 Produção de carne bovina no Brasil, 112
4.5 Custo de produção, 116
4.6 Uso de tecnologia, 122
4.6.1 Melhoramento genético de bovinos, 123
4.6.2 Confinamento, 125
4.6.2.1 Consumo de grãos e farelos pelos confinamentos, 132
4.6.3 Produtividade da pecuária brasileira, 135
4.6.4 Evolução dos contratos no Mercado Futuro, 139
4.7 Bem-estar e saúde animal, 140
4.7.1 Bem-estar animal, 140
4.7.2 Panorama da Febre Aftosa no Brasil, 144
4.7.3 Panorama da Encefalopatia Espongiforme Bovina no Brasil, 149

5 Meio ambiente e sustentabilidade, 150
5.1 Uso da terra, 153
5.2 Emissões de gases do efeito estufa na pecuária brasileira, 154
5.2.1 Fontes de emissão, 155
5.2.2 Perfil da emissão de GEE proveniente da atividade pecuária no Brasil, 157
5.2.3 Mitigação da emissão de GEE, 163

6 Desafios e agenda estratégica da cadeia produtiva, 165
6.1 Tendências e desafios, 165
6.2 Agenda estratégica, 176

Anexo I – Detalhamento dos cálculos da quantificação, 185
Anexo II – O sistema brasileiro de classificação e tipificação de carcaça, 223
Referências, 225

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